Surge explicação para o recebimento de sementes da China

Surge explicação para o recebimento de sementes da China

2 de outubro de 2020 0 Por admin

Como já foi noticiado, ocorreram diversos casos de recebimento de sementes oriundas da Asia, sem que os destinatários houvessem realizado a compra das mesmas, tanto a Secretaria de Agricultura quanto o Ministério da Agricultura já emitiram alertas para que as mesmas não fossem plantadas ou descartadas, devendo ser entregues aos órgãos municipais ou estaduais.

Aqui na região também ocorreram relatos destes recebimentos, embora a preocupação sobre o plantio e possíveis malefícios seja válida o recebimento destas sementes está ocorrendo em outros países também, sendo que a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) publicou a informação de que acredita que estes envios estão ligados a uma tentativa de vendedores para melhorar suas pontuações nas plataformas de vendas.

O método utilizado é o seguinte, utilizando-se de dados dos clientes obtidos de forma desconhecida, os fraudadores criam contas falsas nos sites de venda online (como Amazon, Aliexpress, E-bay, entre outros) e realizam pedidos usando estas contas, para melhorar a sua pontuação dentro das plataformas. Então os mesmos enviam as sementes por ser um item barato. Quando a entrega é realizada o próprio vendedor realiza a avaliação e faz um comentário positivo aumentando a sua credibilidade.

Por Redação NoroesteRS