Semana da Agricultura Familiar destaca apoio do Governo Municipal no setor

Semana da Agricultura Familiar destaca apoio do Governo Municipal no setor

22 de julho de 2020 0 Por admin

Na sexta-feira (24) comemora-se o Dia Nacional da Agricultura Familiar, no sábado (25) é celebrado o Dia Internacional da Agricultura Familiar e o Dia do Colono e Motorista e 28 de julho é o dia do Agricultor Familiar, ou seja, um período de valorização para um dos setores que mais movimenta a economia brasileira, correspondendo a 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros.
Em Santo Ângelo, tradicionalmente se comemora a Semana da Agricultura Familiar, com uma programação especial no Pavilhão da Avenida Venâncio Aires. Neste ano, devido a pandemia, foi realizado um ato simbólico na manhã desta terça-feira (21) para marcar a data e valorizar o setor.
O prefeito Jacques Barbosa esteve presente e salientou que são vários os aspectos que comprovam a importância da agricultura familiar, iniciando na produção e alimentos, mas também no fornecimento de matéria-prima para industrialização e na geração de empregos e renda no meio rural.
Pela Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) participaram do ato a presidente Márcia Brutti e o vice Reinaldo Machado, que em nome dos associados destacou as melhorias para a área obtidas no atual Governo Municipal. “A agricultura familiar tem seu valor reconhecido pelo Governo Municipal, com muitas ações de incentivo que refletem no desenvolvimento do nosso setor, capacitando e qualificando nossos agricultores e, por consequência, os alimentos que produzem”.
O vereador Maurício Loureiro também esteve presente. Como prefeito em exercício, em julho do ano passado, ele sancionou a Lei que criou o Programa Municipal de Incentivo à Agroindústria e Agricultura Familiar. O programa prevê auxílio às agroindústrias familiares em processo de instalação, ampliação ou manutenção, desde que comprovadas a função social e a importância econômica do empreendimento para o município. “Esse programa e outras ações são frutos da vontade do Governo Municipal em fazer cada vez mais por este setor tão importante”, acentua.
Diomar Formenton, coordenador de Agroindústrias e Associações da Secretaria Municipal de Agricultura, lembrou do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, com investimento de R$ 280 mil no trimestre. Já na sexta-feira (24) será realizada a primeira entrega de produtos como mandioca, batata doce, alface, repolho, tempero verde, pães, bolachas, salame e doces de leite que serão agregados as cestas básicas distribuídas pela Assistência Social.

Texto: Hogue Dorneles
📸Fotos: Fernando Gomes



Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo