Lançado Concurso para criação do Selo pela Vida

Lançado Concurso para criação do Selo pela Vida

24 de agosto de 2018 0 Por prefeiturasa

Inscrições serão exclusivamente para alunos da rede pública de ensino de Santo Ângelo, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

O Governo Municipal e o Poder Legislativo, com a chancela de segmentos da infância e juventude, da justiça, educação, assistência social, saúde e de conselhos municipais, lançaram na manhã desta quinta-feira, 23, o concurso para a criação do Selo pela Vida, aberto à participação de estudantes exclusivamente da rede pública de ensino, cursando entre o sexto e o nono ano do ensino fundamental.

O Selo pela Vida é uma honraria concedida pelo município para contemplar pessoas físicas e jurídicas com destacada atuação em projetos e ações educativas voltadas à prevenção ao uso de drogas. O Decreto Legislativo que instituiu o projeto, por força de proposição do então vereador Diomar Formenton, foi publicado em 2016. “Além de reconhecer o trabalho realizado, agraciando pessoas e entidades, a iniciativa visa ampliar as ações de combate e prevenção às drogas, alcançando, especialmente, crianças, jovens e adolescentes”, justificou Formenton.

A partir de agora, o Fórum dos Conselhos Municipais, a Secretaria de Educação e a 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) iniciam a divulgação do concurso junto aos professores e educandários. Outros critérios para a participação dos alunos serão anunciados nos próximos dias.

Os detalhes do concurso que vai escolher o Selo Pela Vida foram tratados no Gabinete do Executivo, que também registrou a presença do secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, do presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Cairo Abreu Ribeiro, do presidente do Fórum dos Conselhos Ricardo Ferreira, representando a 14ª CRE Elsa de Souza Trindade e Cleni Pires, Luciane Veronese, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e Carla Kitzmann, representando a OAB Subsecção de Santo Ângelo e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

A indicação é por adesão e as ações serão avaliadas pelo Fórum dos Conselhos Municipais de Santo Ângelo, formado por 22 órgãos de assessoramento ao Executivo. Interessados em participar podem realizar sua inscrição, com descrição das ações desenvolvidas, junto à Sala dos Conselhos – na Rua Três de Outubro, nº 800 (anexo ao Centro Municipal de Cultura) ou pelo e-mail: [email protected]. Mais informações pelo fone: 3312-9736

Ficou acertado que os primeiros agraciados com o Selo Pela Vida serão homenageados no dia 22 de outubro deste ano, durante Sessão Solene da Câmara de Vereadores, na abertura da Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Santo Ângelo.

PROGRAMAS

Durante a reunião, também foram tratados assuntos relacionados aos programas desenvolvidos pelos conselhos e pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, na prevenção e combate ao uso de drogas, e projetos a serem implantados em Santo Ângelo com estas abordagens.

O prefeito Jacques sugeriu um grande evento para 2019, ano que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), coordenado pela Brigada Militar, completa vinte anos de atuação em Santo Ângelo, com a participação e depoimento dos alunos que frequentaram as ações educacionais em 1999.

Fotos: Marcos Luft