Agentes de saúde recebem capacitação sobre violência contra a mulher

Agentes de saúde recebem capacitação sobre violência contra a mulher

17 de agosto de 2018 0 Por prefeiturasa

Ação está sendo promovida pela Coordenadoria Municipal para as Mulheres em parceria com a URI Santo Ângelo e Secretaria de Saúde
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM) iniciou na quinta-feira, 16, no auditório do PROCON, a Capacitação de Agentes Comunitárias de Saúde com o objetivo de orientá-las a identificar sinais de violência contra a mulher e como agir diante desta situação. A ação está sendo realizada pelo Governo Municipal, por meio da CMM, em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santo Ângelo e com o apoio da Secretaria de Saúde.
Os encontros serão realizados uma vez ao mês com encerramento no dia 8 de novembro. Nesta primeira palestra as acadêmicas do curso de Psicologia abordaram temas como contextualização histórica e cultural das mulheres e manifestações familiares da violência doméstica. Até novembro serão debatidos assuntos, tais como, relacionamentos abusivos e feminicídio, homossexualidade, transgênero e homofobia, consequências biopsicossociais da violência contra a mulher, a rede de proteção e direitos das mulheres.
De acordo com a coordenadora Simone Lunkes, é de grande importância preparar as agentes de saúde, pois, são elas que realizam visitas regulares às famílias. “Elas estão presentes na comunidade na qual atuam isso faz com que criem vínculos e assim, possuem mais chances de identificar casos de violência. Depois da capacitação as agentes vão saber como agir e quem contatar quando identificarem estes casos”, explica.
Cerca de trinta agentes participaram ativamente do primeiro dia de capacitação expondo suas opiniões e já relatando casos de violência que presenciaram em suas comunidades. Também foi distribuído material informativo sobre os tipos de violência.
Texto/fotos: Isabelle Luft