Governo Municipal e ENEL encaminham parceria em ações ambientais

Governo Municipal e ENEL encaminham parceria em ações ambientais

15 de agosto de 2018 0 Por prefeiturasa

Empresa estatal italiana apresenta programa de compensação ambiental e município entrega projeto de energia solar em áreas públicas

Está nascendo uma parceria que promete ser duradoura na área de preservação e educação ambiental: a ENEL/CIEN, empresa estatal italiana de distribuição de energia, e o Governo Municipal de Santo Ângelo. A empresa é a segunda maior do mundo, a maior da América Latina com atuação em diversos países e a primeira do Brasil no setor energético com 18 milhões de consumidores. No Rio Grande do Sul, a ENEL/CIEN está presente em 34 municípios.

A primeira reunião entre gestores e técnicos foi na manhã desta quarta-feira, 15, com objetivo de estreitar relações entre as partes e debater projetos ambientais. Na pauta do encontro, o programa de compensação ambiental da empresa que prevê o plantio de 20 mil mudas de árvores em Santo Ângelo, a parceria para evento de conscientização ambiental e o projeto do Governo Municipal de instalação de energia solar para o Parque de Exposições Siegfried Ritter e a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos do Aterro Sanitário.

A comitiva foi recebida pelo prefeito em Exercício Bruno Hesse, secretários Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), João Baptista Santos Silva (Indústria e Comércio), Valdemir Roepke (Educação), pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), e esteve representada pelo responsável pela ENEL/CIEN na região, Cléberson Modelli, pelo analista Ambiental Samuel Cardoso e pelo especialista em Meio Ambiente, Rafael Ferreira.

PROGRAMAS

Modelli ressaltou que a empresa tem uma série de programas e projetos socioambientais para implantar em Santo Ângelo, mas que precisa agir com o apoio do Poder Público e citou exemplos de ações realizadas na região em áreas degradadas. “Os projetos da ENEL estão de acordo com a proposta de empreendedorismo defendida pelo Governo Municipal, com a aplicação de recursos da compensação em ações de educação ambiental, em conservação do solo e na preservação de nascentes”, afirmou. Segundo ele, para 2019, a empresa deverá realizar o plantio de 20 mil mudas de árvores no município.

A ideia é estrear a parceria já em outubro, com a realização de um dia de atividades voltadas à preservação ambiental e energias alternativas, tendo como público alvo alunos da rede pública municipal de ensino. A data será definida entre a ENEL e a Secretaria Municipal de Educação.

MUNICÍPIO

O prefeito em Exercício Bruno Hesse, considerou a proposta de parceria de extrema importância para Santo Ângelo e colocou as secretarias municipais à disposição da empresa para ações conjuntas.

Atendendo a solicitação do prefeito Jacques Barbosa, o secretário de Indústria e Comércio, João Baptista, entregou para Modelli o projeto inovador do Governo Municipal que trata da instalação do sistema de captação de energia solar no Parque de Exposições Siegfried Ritter, buscando a parceria da ENEL/CIEN para a efetiva implantação. Modelli sinalizou interesse no projeto, argumentando que a empresa incentiva a geração renovável de energia e que o levará para a análise da direção.

O secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, tratou sobre a expansão do Projeto Guardiões das Nascentes, desenvolvido pelo Governo Municipal em parceria com EMATER e ARFOM e que tem recebido respaldo dos produtores abrangidos. Porém o custo é considerado elevado para a implantação em todas as propriedades rurais que buscam a cobertura do projeto, por isso, a proposta de parceria foi apresentada. Medeiros também abordou o projeto de captação de energia solar para a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos, instalada junto ao Aterro Sanitário.

O programa de eficiência energética nas escolas da rede municipal de ensino também foi tratado na reunião.

Fotos: Fernando Gomes