Centro de Cultura ganha Sala de Projeção de Cinema

Centro de Cultura ganha Sala de Projeção de Cinema

15 de agosto de 2018 0 Por prefeiturasa

A partir de setembro o novo espaço vai oferecer exibições semanais de filmes. Agenda será divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura

A sétima arte ganha mais um espaço em Santo Ângelo com a inauguração da Sala de Projeção de Cinema no Centro Municipal de Cultura, evento que integrou a programação da 26ª Semana Cultural. O espaço, localizado em anexo ao Museu do Cinema Vivaldino Prado, com 42 assentos, terá a partir de setembro, exibições semanais de filmes por meio de acervo com 21 títulos doado pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE -, da coleção “Cinema Brasileiro Contemporâneo”.

O filme “Tempos de Paz”, do cineasta Daniel Filho, e estrelado por Tony Ramos e Dan Stulbach, foi a primeira exibição do novo espaço dedicado ao cinema.

A Sala de Projeção recebeu o nome “Tetty Frey”, em homenagem à Henriette Frey Fidelis, proprietária do Cinema Avenida, desde 1928, data de sua instalação, até o encerramento das atividades, em 1980, e tida pelos familiares e amigos como um exemplo de mulher, lutadora e guerreira. A secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, em sua manifestação, definiu Tetty Frey como uma mulher à frente do seu tempo e reconheceu como justa a homenagem, premiando quem dedicou sua vida à música e ao cinema, pois também era reconhecida como excelente intérprete ao piano de óperas, clássicos eruditos e populares.

A instalação da Sala de Projeção no Centro de Cultura é um esforço conjunto do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, do patrono da 26ª Semana Cultural de Santo Ângelo, Osmar Veronese, que articulou doações junto aos órgãos federais locais e do Rotary Club. Também destacadas a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos na finalização do projeto e preparação da sala.

“Gradativamente estamos devolvendo o Centro de Cultura para a cultura”, afirmou o prefeito Jacques Barbosa, em seu pronunciamento na solenidade, em alusão ao programa do Governo Municipal que centralizou órgãos públicos no Espaço Cidadão, liberando mais salas do Centro de Cultura.

O prefeito também destacou o Combo Cultural realizado no Distrito de Atafona, durante a programação da Semana Cultural, e projetou continuar levando às demais comunidades do interior o acesso às diferentes manifestações culturais.

Também participaram do ato inaugural, o secretário municipal do Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Vando Ribeiro de Souza, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Jonatã Ferreira, o representante da Academia Santo-Angelense de Letras, Paulo Prado, os filhos da homenageada Tito e Ivan Frey Fidelis, representantes do Rotary Club e presença de grande público.

Fotos: Fernando Gomes