“Sustentabilidade: Preservar agora é acreditar no Futuro” é o tema do CNEC Cidadania deste ano

“Sustentabilidade: Preservar agora é acreditar no Futuro” é o tema do CNEC Cidadania deste ano

13 de agosto de 2018 0 Por admin

A atividade faz parte das comemorações dos 75 anos da CNEC

2018 é um ano muito especial para a CNEC, pois comemoramos 75 anos de atuação no ensino! Sendo assim, foi realizada a 4ª edição do CNEC Cidadania, evento que a CNEC realiza, anualmente, no dia 11 de agosto, e por meio do qual potencializa sua atuação junto às comunidades brasileiras.

Ao celebrarmos 75 anos da CNEC, o CNEC CIDADANIA 2018 aborda o tema de relevância global provocando nesta geração o aprofundamento de discussões que impactarão a vida das gerações futuras. O tema do CNEC Cidadania 2018 é: Sustentabilidade: Preservar agora é acreditar no Futuro.

Os diferenciais do CNEC Cidadania a cada ano têm sido a criatividade dos alunos no sentido de promover ações significativas nas comunidades onde está inserido nosso Colégio. O objetivo é reforçar a importância da adoção de ações efetivas para redução dos fatores que degradam os recursos naturais, poupando a natureza dos excessos da vida humana. Nessa linha, a ideia central é incentivar práticas para reduzir, reciclar, reutilizar e reeducar.

CNEC CIDADANIA NO COLÉGIO SEPÉ

Na sexta-feira, 10 de agosto, os alunos da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, juntamente com os professores iniciaram as atividades do CNEC Cidadania. Na primeira semana de aula, os alunos plantaram sementes de temperos e chás em embalagens completamente sustentáveis e auto degradáveis, acompanhados pela professora Priscila Prietrowski. Já na sexta-feira de manhã, os alunos compartilharam a atividade juntamente com a comunidade Santo-angelense, distribuindo as plantinhas na sinaleira da Praça do Brique. Os alunos abordaram as pessoas que por ali passaram e entregaram as mudas, juntamente com uma mensagem.

Mas as atividades não param por aí. Ao longo do ano, os alunos estarão realizando uma série de ações no Lar da Menina de Santo Ângelo. Construção de uma horta com materiais reciclados, paisagismo e trabalhos de reciclagem serão realizados no local, além de oficinas com as alunas e familiares, com o auxílio dos professores do Colégio.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Aline Castro, “o Projeto Sustentabilidade: Preservar agora é acreditar no Futuro – Reciclar é nosso papel, surgiu da necessidade de ações frente à comunidade escolar e a comunidade santo-angelense tendo em vista a busca pela mudança comportamental quanto à preservação, manutenção a recriação junto ao Meio Ambiente, entendendo-o como um todo: qualidade de vida, cuidado com a sustentabilidade. Diante disto, escolheu-se “Reciclar é nosso Papel” como uma forma mais ampla, pois reciclar vai além de ações concretas. Queremos que haja, principalmente, alterações de posturas, de comportamentos, de forma de pensar. Somente assim conseguiremos ter uma sociedade que não só tenha a si própria como elemento importante, mas que vá além disso, e tenha o outro como parte integrante de seu cotidiano, se importe realmente com o próximo, partindo do lar de cada um dos envolvidos, estendendo-se à escola e à sociedade”, explica.

MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE

A Mostra CNEC de Sustentabilidade é uma das atividades comemorativas dos 75 anos da CNEC, que consiste na exposição de projetos interdisciplinares, abordando a sustentabilidade em toda sua abrangência. Constitui-se excelente oportunidade para evidenciar lideranças, desenvolver o espírito científico investigativo, e ainda a descoberta de talentos acadêmico – científicos.

A Mostra é o resultado das melhores práticas desenvolvidas nas escolas e colégios transferidos para o ambiente virtual, a fim de tornar público e notório o empenho da CNEC nos estados em fazer uma comunidade mais justa e consciente de seu papel cidadão.

Em 2018, o tema do CNEC Cidadania será “Sustentabilidade: Preservar agora é acreditar no Futuro”. Esse tema poderá ser desenvolvido no âmbito dos seguintes subtemas: Terra – Planeta Água; Reciclar é nosso papel; Reflorestamento: a natureza que se renova e (RE) Aproveitamento de Alimentos.

Assim, no contexto das ações comemorativas dos 75 anos da CNEC, os projetos desenvolvidos no CNEC Cidadania de 2018 poderão ser inscritos na 1ª Mostra CNEC de Sustentabilidade. O objetivo da 1ª Mostra CNEC de Sustentabilidade é divulgar e disseminar os projetos que evidenciam possibilidades de aplicação no desenvolvimento de soluções que visem o atendimento a demandas atuais das comunidades e da sociedade em geral.

A iniciativa também representa o zelo da CNEC pelo comprometimento com as causas sociais e comunitárias, traduzindo a vontade de Felipe Tiago Gomes, fundador da CNEC, em seus valores e preceitos genuínos desde sua criação, em 1943.

Podem participar da 1ª Mostra CNEC de Sustentabilidade todos os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das Instituições de Educação Básica da Rede CNEC, que tenham desenvolvido, no CNEC Cidadania, projetos sobre o tema Sustentabilidade.

A participação deverá representar projetos desenvolvidos no Colégio, junto à comunidade e que tenha movimentado pessoas ou locais, buscando soluções criativas e/ou trazido reflexões que possam gerar mudanças futuras e no comportamento coletivo. A 1ª Mostra CNEC de Sustentabilidade será veiculada no site www.sustentabilidade.cnec.br, disponível publicamente e por tempo indeterminado.

Os Projetos selecionados para divulgação na 1ª Mostra CNEC de Sustentabilidade formarão um banco de talentos e iniciativas que será veiculado no site da mostra por tempo indeterminado.

As inscrições serão abertas no período de 13 de agosto a 14 de setembro de 2018, pelo site www.sustentabilidade.cnec.br. Cada Instituição de Educação Básica da Rede CNEC poderá inscrever até três projetos. A inscrição é gratuita e voluntária. A votação ocorrerá no período de 22 a 28 de outubro de 2018 no site oficial da 1ª Mostra CNEC de Sustentabilidade – www.sustentabilidade.cnec.br. O projeto ganhador na votação será anunciado no site oficial, no dia 5 de novembro de 2018.