Premiados os classificados do Concurso Poema nos Ônibus

Premiados os classificados do Concurso Poema nos Ônibus

13 de agosto de 2018 0 Por prefeiturasa

Certame literário foi retomado pelo Governo Municipal depois de sete anos sem realização. Aproximando cidadãos da literatura
Os usuários do coletivo urbano de Santo Ângelo estão circulando mais próximos da poesia com a divulgação por meio de adesivo, dos trabalhos classificados no concurso literário Poema nos Ônibus na rede de transporte local. Retomado pelo Governo Municipal depois de sete anos sem realização, o Concurso viveu seu ápice na manhã desta segunda-feira, 13, com a entrega da premiação aos três primeiros classificados das categorias Livre e Estudantil, e da menção honrosa aos demais classificados. Logo após a solenidade, foram fixados os poemas nos ônibus do coletivo urbano e do transporte escolar de Santo Ângelo.
A cerimônia foi realizada simbolicamente em um ônibus da Viação Tiaraju com os pronunciamentos do prefeito Jacques Barbosa, da secretária de Cultura Neusa Cavalheiro e do presidente do Conselho da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), o escritor e um dos avaliadores do concurso literário Paulo Prado, com a presença do secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, estudantes, professores e familiares dos classificados no concurso.
As autoridades fizeram a entrega de troféus aos três primeiros colocados da Categoria Livre, pela ordem “Delituosa” de autoria de Selma Nanci Feltrin, de Santa Maria; “Fossa Mariana”, de Thaynã do Nascimento Perônio; e “A Janela”, de Thereza Mello Lunardi; e menção honrosa e adesivo com o poema aos demais classificados.
Para a Categoria Estudantil, foram entregue troféus também aos três primeiros, pela ordem “Um simples poema da Internet”, de autoria de Lucas Somavilla Zamberlan; “A vida é uma viagem”, de Ana Carolina Willers Castanho; e “Para incentivar”, de Jordana Isabel Haetinger; e medalhas para os classificados entre o quarto e o décimo lugar.
Na solenidade, foi aberto o espaço para os autores classificados declamarem suas obras, fato novo que teve grande adesão pelos premiados.
O prefeito destacou o projeto da Secretaria Municipal de Cultura, a colaboração da ASLE, da Secretaria Municipal de Educação, o apoio da Viação Tiaraju, GMS Transportes, Transportes Passo do Ijuí e empresas de transportes escolares da cidade na retomada do Concurso Poema nos Ônibus, proporcionando aos seus usuários o contato com poemas e poesias, incentivando a desenvolver na comunidade o apreço pelas manifestações literárias.
Fotos: Fernando Gomes