Agricultores aprovam novas medidas para as associações

Agricultores aprovam novas medidas para as associações

2 de agosto de 2018 0 Por prefeiturasa

Regramento vai estender serviços prestados no meio rural pelos grupos organizados de produtores com equipamentos cedidos pelo município

As associações de produtores do interior que utilizam máquinas e equipamentos cedidos pelo município poderão estender o atendimento de demandas a agricultores não associados. A decisão foi tomada em comum acordo entre o Governo Municipal e representantes das 26 associações de Santo Ângelo, durante o 2º Encontro Municipal de Associações. “Estender a prestação de serviços para além dos grupos organizados vai fortalecer economicamente as associações e incentivar os beneficiados ao associativismo”, ponderou Diomar Formenton, coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores, vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri). Formenton avalia que a receptividade das associações à iniciativa foi positiva.

O uso padronizado de uma planilha contendo o relatório dos trabalhos realizados com os mais de 200 equipamentos cedidos às associações também foi aprovado pelos presentes. “A medida vai garantir um controle melhor do uso dos equipamentos, com mais transparência e mais retorno para os associados. É um avanço para o município”, assinalou o coordenador.

Para Formenton, a reunião de trabalho serviu para o aperfeiçoamento e efetivo fortalecimento do associativismo, abrindo espaços para a participação da comunidade rural. “Santo Ângelo é um dos grandes exemplos de organização associativista rural no Rio Grande do Sul. Hoje temos 26 associações, mais de 200 equipamentos e 450 famílias organizadas”.

AGROINDÚSTRIAS

O prefeito Jacques Barbosa participou do encontro e colocou que o Município está ao lado dos agricultores, das associações e das agroindústrias, conectado com as secretarias de governo e focado no propósito de gerar desenvolvimento ao setor rural.

O vice-prefeito e presidente da 19ª FENAMILHO Internacional, Bruno Hesse, também esteve presente na reunião de trabalho e antecipou alguns eventos reservados ao setor primário no evento que acontecerá de 27 de abril a 5 de maio de 2019.

Também prestigiaram o encontro, o secretário municipal da Agricultura Gilmar Borges, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin, o chefe do Escritório Municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, o coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro, o engenheiro Pedro Paulo Pillon, representando a Secretaria Municipal do Planejamento, equipe técnica da Semagri e da Vigilância Sanitária, representantes dos grupos de produtores e o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que discorreu sobre o tema “Uso de equipamentos e maquinários repassados pelas prefeituras municipais”.