Dia “D” de Combate às Hepatites Virais atendeu 200 pessoas

Dia “D” de Combate às Hepatites Virais atendeu 200 pessoas

30 de julho de 2018 0 Por prefeiturasa

Testes para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV podem ser solicitados diariamente no Posto de 22 de Março, das 9 às 12 horas

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado, 28, a Campanha de Combate às Hepatites Virais. O atendimento teve acompanhamento da coordenadora do programa setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV), Taciana Faganello, do Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho – da Rua 22 de Março.

Segundo a equipe do programa IST/HIV, foram atendidas 200 pessoas nas quatro categorias de vírus (hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV). A coordenadora do programa lembra que mesmo a campanha tendo se realizado no sábado, os testes estão disponíveis todos os dias, de segunda à sexta-feira das 9 às 12 horas no Posto de Saúde da 22 de Março.

O secretário municipal de Saúde Luís Carlos Cavalheiro compareceu à campanha e destacou a importância de sua realização. “Consegui conferir de perto como está sendo importante o trabalho da equipe IST/HIV. Essa iniciativa se faz necessária”, conclui o secretário.

AIDS

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são mais de 800 pessoas portadoras do vírus HIV cadastradas na rede pública de Santo Ângelo. Esses pacientes recebem o acompanhamento médico e o tratamento necessário no combate à doença. Porém, a biomédica Taciana Faganello, alerta que mesmo que a pessoa não possua nenhum dos sintomas virais, é importante fazer um teste rápido, para saber se está ou não com o vírus incubado.

Fotos: João Gomes