Sábado é Dia “D” de Combate às Hepatites Virais

Sábado é Dia “D” de Combate às Hepatites Virais

25 de julho de 2018 0 Por prefeiturasa

Em Santo Ângelo, a Secretaria de Saúde oferecerá testes gratuitos, ações de combate e prevenção sobre infecções sexualmente transmissíveis
A Prefeitura de Santo Ângelo através da Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo neste sábado, 28, uma campanha de intensificação de seus serviços no combate às hepatites virais.
A realização da campanha será na Unidade de Básica de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho (Posto da 22), na Rua 22 de Março. Alguns serviços referentes à luta contra as hepatites virais serão realizados no local, tais como, testagem, testes rápidos para hepatite B e C, orientações de prevenção e de combate ao vírus. Os testes também estarão disponíveis de segunda à sexta-feira, na parte da manhã, em todas as unidades de saúde do município. O procedimento é feito de maneira rápida, simples e gratuita.
Essa iniciativa tem acompanhamento de Taciana Faganello, coordenadora do programa IST/HIV do Posto da 22 de março. Segundo informações da secretaria de saúde, os números referentes a portadores de hepatites virais em Santo Ângelo, a partir de 2008, somam 199 casos.
Os índices mostram que os vírus das hepatites B – com 53 infectados – e C – com 142 – são os que mais atingem a população. Taciana explica que é importante procurar a prevenção, o tratamento e fazer constantes revisões de saúde. “Os testes são rápidos e gratuitos, portanto aqueles que acusarem os sintomas de hepatites devem imediatamente procurar uma unidade de atendimento”, acentua a coordenadora.
Foto: Fernando Gomes

Texto: João Gomes