Luz em casa é comemorada no Bairro Neri Cavalheiro

Luz em casa é comemorada no Bairro Neri Cavalheiro

20 de julho de 2018 0 Por prefeiturasa

Parceria entre Município e RGE leva energia elétrica às residências e termina com drama enfrentado pelos moradores a mais de cinco anos

O Governo Municipal e as famílias do Bairro Neri Cavalheiro comemoram nesta quinta-feira, 20, o fim de um drama que se arrastava a mais de cinco anos: a ligação da rede de energia elétrica nas residências. A Rio Grande Energia (RGE) concluiu a instalação das chamadas entradas de luz, compostas de caixas, postes em fibra e fiação nas 19 moradias contempladas com o projeto da concessionária de energia elétrica e articulação do Governo Municipal. No total, a RGE investiu em torno de R$ 1,5 mil por morador beneficiado, incluindo o material e a mão de obra.

O prefeito em Exercício Bruno Hesse e o secretário municipal de Habitação Rodrigo Flores, estiveram no local acompanhando o encerramento dos trabalhos pela RGE e ouviram as manifestações de satisfação de moradores, como a dona de casa Franciele da Silva. “Quanto tempo ficamos sem água e sem luz? Não tenho nem palavras para agradecer. Agora está tudo legalizado, tudo certo, temos água na torneira e luz dentro de casa. Enfim, uma moradia digna”, afirmou.

A senhora Celina Nunes de Aguiar, também compartilhou sua alegria com a ligação da sua casa à rede de energia elétrica. “Estamos muito felizes. A luz melhorou muito a nossa vida, agora podemos oferecer mais conforto à família”, enfatizou.

O PROJETO

Por meio de uma parceria público-privada entre Município e RGE, a concessionária de energia elétrica doou 50 kits de entradas de luz e a instalação em unidades habitacionais de famílias em situação de vulnerabilidade social. O prefeito em Exercício disse que nesta semana, segundo informações do gerente de Relacionamento da RGE, Rafael Lugoch, foram instalados 35 kits, beneficiando 19 famílias no Bairro Neri Cavalheiro, sete no Bairro João Goulart e nove no Bairro União.

Com a conclusão dos trabalhos pela RGE, Bruno Hesse disse que o Governo Municipal também conclui mais uma etapa no atendimento às necessidades básicas dos moradores do Bairro Neri Cavalheiro que permaneceram por um longo período em situação de completo abandono, sem abastecimento de água e luz nas residências.

87 FAMÍLIAS BENEFICIADOS

O secretário de Habitação Rodrigo Flores lembrou o trabalho de articulação do Governo Municipal com a CORSAN e RGE para levar estrutura digna de moradia também ao Bairro Rosenthal, totalizando 87 famílias atendidas nas duas áreas da cidade. “Para chegar até esta etapa do processo, as famílias dos dois bairros foram submetidas a um laudo social, receberam o Termo de Posse dos terrenos e a numeração predial, exigências legais para a instalação do abastecimento de água e de energia elétrica nas comunidades, principais pleitos dos moradores”, argumentou Flores.

O Governo Municipal concluiu ainda no ano passado, por meio da Secretaria de Obras, a instalação da rede de iluminação pública, beneficiando os bairros Rosenthal e Neri Cavalheiro.

Outro fator que facilitou a instalação de infraestrutura foi o projeto de iniciativa do Governo Municipal, aprovado pelos vereadores, que demarcou os territórios dos bairros como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), tornando mais ágeis as negociações com as concessionárias de água e energia.

Fotos: Fernando Gomes