Governo Municipal apresenta a agenda da inovação às entidades de classe

Governo Municipal apresenta a agenda da inovação às entidades de classe

19 de julho de 2018 0 Por prefeiturasa

Uma série de iniciativas inovadoras foi apresentada às lideranças empresariais locais. Município propõe união para o desenvolvimento socioeconômico

Com um programa de desenvolvimento econômico e social para Santo Ângelo centrado no diálogo e no fortalecimento de parcerias com o setor produtivo local, o Governo Municipal, atendendo ao convite das entidades de classe, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 17, com as direções da Associação Comercial, Industrial, Cultura e Serviços (ACISA), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), apresentando aos empresários os projetos e programas de inovação da gestão. Na reunião, também foi apresentada uma agenda de eventos na área do empreendedorismo.

O prefeito Jacques Barbosa destacou aos empresários, que os projetos em inovação visam criar um cenário positivo para Santo Ângelo e para que isso se aconteça precisa ser realizado em conjunto com as entidades de classe, instituições de ensino e a participação popular. “Se a sociedade quer, o Governo Municipal quer. Para que tenhamos êxito no desenvolvimento de projetos inovadores, precisamos da participação de fato das entidades e instituições, motivadas pelo município”, afirmou Jacques.

O secretário do Planejamento, o economista Jorge Tonetto, explanou por cerca de duas horas sobre as iniciativas para tornar o Governo Municipal um parceiro ativo e cooperante, estruturando a inovação como diretriz para o desenvolvimento econômico. Tonetto discorreu sobre exemplos de soluções que impulsionaram o crescimento socioeconômico de cidades de pequeno e de médio porte pelo mundo e que podem perfeitamente ser aplicadas no município.

AGENDA DA INOVAÇÃO

Tonetto explicou que o Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia – empossado na tarde de terça-feira, 17, – dedicará os meses de julho, agosto e setembro a elaborar suas diretrizes e uma proposta de estrutura de gestão da inovação. Neste período já estão agendadas vários encontros, cursos e palestras com especialistas em ambientes de inovação, apresentando suas potencialidades e os desafios.

Está agendado para o dia 23, na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Centro Municipal de Cultura, o primeiro workshop “Ambientes de Inovação” tendo como convidado o administrador de empresas Walker Massa. O porto-alegrense, Especialista em Gestão de Pessoas, Criação Publicitária e Planejamento Estratégico, é um dos mais conhecidos coworkings da América Latina e fundou negócios como o UFO Space e o Nós Coworking.

Para o dia 6 de agosto, o workshop 2 – Estrutura e Gestão -, terá a participação do palestrante Carlos Eduardo Aranha, atual presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e Gerente da Unidade de Inovação e Empreendedorismo da UNISINOS. O evento tem início às 9 horas, no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo.

No período de 31 de agosto a 2 de setembro, o Governo Municipal, por meios das secretarias do Planejamento e da Indústria e Comércio, em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA) e a Besouro Agência de Fomento Social, traz a Santo Ângelo o EMPREENDO – curso baseado na metodologia By Necessity, que modela, cria um Plano de Negócios e o coloca apto para o início das atividades. Tonetto explica que serão as vagas são limitadas e com dez módulos práticos. O curso será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

“Santo Ângelo está entre as dez cidades gaúchas que sediarão o EMPREENDO e a nossa meta é capacitar vinte novos empreendedores”, afirmou o secretário do Planejamento.

Entre os projetos e workshops previstos e apresentados aos empresários para o restante deste ano, estão abordagens na economia criativa, inovação sustentável, cursos de empreendedorismo para a comunidade em situação de vulnerabilidade social, a organização de um Hackathon e a criação do Living Lab.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião entre o Governo Municipal e entidades, o secretário municipal de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva, o presidente da ACISA, Douglas Ciechowiez, a presidente do CDL, Viviane Obadowski, o presidente do Sindilojas, Gilberto Aiolfi, os integrantes da diretoria da ACISA, Mauro Tschiedel e Daniele Ribas Pilau Christensen, e a vice-presidente de Relações Externas no Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, Helenice Reis.

Fotos: Fernando Gomes