Vacina contra meningite C não está sendo repassada pelo Ministério da Saúde

Vacina contra meningite C não está sendo repassada pelo Ministério da Saúde

13 de julho de 2018 0 Por prefeiturasa

Em Santo Ângelo, unidades de saúde estão sem as doses de imunização desde junho e previsão de chegada só para agosto
O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde não está repassando para os estados a vacina contra a meningite– doença infecciosa que pode levar à morte – provocando o atraso na vacinação do calendário infantil e do adolescente na rede pública em vários municípios brasileiros, inclusive em Santo Ângelo. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, o Governo Federal alega que não há doses em estoque para atender a demanda dos municípios brasileiros.
A coordenadora de Imunizações e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane da Rosa, revela que a vacina meningocócica C está em falta desde a segunda quinzena de junho nas unidades básicas de saúde de Santo Ângelo e que a previsão de chegada de novas doses é para agosto. “Por enquanto estamos no limite do aceitável. Porque, mesmo com atraso, a imunização pode ser feita”, afirmou.
A vacina meningocócica C integra o calendário de imunizações da infância e adolescência, indicada para menores de um ano, com reforço após o primeiro ano e para adolescentes de 11 a 14 anos.
Juliane diz que a vacina contra a meningite C tem bastante procura nas unidades de saúde de Santo Ângelo e que a falta do insumo tem obrigado a Secretaria Municipal de Saúde a orientar os pais para um novo contato a partir da primeira semana de agosto. Embora a situação preocupe a área da saúde local, não há registros de casos de meningite C no município.
Foto: Divulgação