Encontro debate a expansão de agroindústrias

Encontro debate a expansão de agroindústrias

25 de junho de 2018 0 Por prefeiturasa

Produtores destacaram os investimentos do Governo Municipal para o fortalecimento do setor primário: mais emprego e renda no campo
O Governo Municipal realizou na última quinta-feira, 21, o segundo Encontro das Agroindústrias, evento anual de avaliação da evolução do setor primário e de definição dos próximos passos do programa de expansão dos empreendimentos familiares rurais. Na avaliação de lideranças do setor, o programa tem alcançado êxito, fortalecendo as agroindústrias, tanto que alguns empreendedores rurais já estudam ampliar seus investimentos para buscar novos mercados.
Os agricultores presentes no encontro, realizado na Sala dos Conselhos, no Centro Municipal de Cultura, destacaram o incentivo do município para a formalização das agroindústrias como fundamental para o incremento da renda na propriedade rural, oferecendo benefícios como a lotação de nutricionista e software para as informações nutricionais da produção familiar, concentrando uma equipe de técnicos da Agricultura, Saúde, Meio Ambiente e Obras para estruturar a propriedade e orientar quanto à documentação para a comercialização direta ao consumidor, além de assumir as despesas continuadas do Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, desonerando os expositores e equipando o local para ampliar a oferta de produtos aos clientes.
Conforme o coordenador das Agroindústrias e Associações de Produtores da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri), Diomar Formenton, os esforços do município, somado ao interesse do produtor rural em ter seu negócio legalizado para a comercialização direta ao público consumidor, resultaram em doze agroindústrias formalizadas e mais três com a documentação encaminhada, em 18 meses de governo. “É um grande avanço para o setor primário. O Governo Municipal e os órgãos de apoio ao agricultor, como a Emater e a área de saúde pública, estão trabalhando para fortalecer as agroindústrias, garantindo a geração de emprego e renda no meio rural”, avaliou Formenton.
Também na pauta da reunião, foram avaliados programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação escolar (PNAE), ambos mantidos pelo Governo Federal. Em pauta, também a participação técnica no Programa de Incentivo às Agroindústrias da Semagri, Emater, Sistema de Inspeção Municipal, Vigilância Sanitária, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e demais órgãos de apoio.
Além de um grande número de produtores rurais familiares, também participaram do segundo Encontro Municipal das Agroindústrias, o vice-prefeito Bruno Hesse, a promotora de Justiça Especializada de Santo Ângelo, Paula Mohr, o secretário municipal da Agricultura, Gilmar Borges, secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, Ana Paula de Moura, presidente da Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais (APROHCOSA) e coordenadores dos órgãos de assistência técnica e de fiscalização do setor primário.