URI realiza eleições para Reitoria e os seis câmpus

URI realiza eleições para Reitoria e os seis câmpus

9 de junho de 2018 0 Por admin

A URI realiza segunda-feira, 11, eleições gerais em todos os seis câmpus, para diferentes cargos de sua estrutura administrativa: reitor e pró-reitores, direção dos câmpus, coordenadores de áreas do conhecimento, coordenadores de curso, representantes docentes no Conselho Universitário, representantes dos técnicos-administrativos e de apoio no Conselho Universitário e nos Conselhos de Câmpus e dirigentes das Escolas de Educação Básica.

Com chapa única para a Reitoria e a direção do Câmpus de Santo Ângelo, a eleição acontecerá das 9h às 11h45 e das 13h30 às 21h e além de professores, estudantes e técnicos administrativos e de apoio, representantes da comunidade também participam da votação.

Com o objetivo de estreitar laços de parceria existentes com instituições que integram o Colégio Eleitoral, os candidatos da Reitoria e do Câmpus receberam e fizeram visitas de cortesia na manhã de sexta-feira. Ausente aos encontros, a candidata a Pró-Reitora de Ensino, Edite Sudbrack, encontra-se em Portugal realizando estágio pós-doutoral.

Na sede do Câmpus, os candidatos Arnaldo Nogaro (reitor); Neusa John Scheid (pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação) e Nestor de Cesaro (pró-reitor de Administração) e pelo Câmpus local, Gilberto Pacheco (diretor Geral), Marcelo Stracke (diretor Acadêmico) e Berenice Rossner Wbatuba (diretora Administrativa) receberam a visita do vice-prefeito Bruno Hesse, do secretário Municipal de Educação Valdemir Roepke e do presidente do Comude, Diomar Formenton.

Na sequência, os candidatos visitaram o Ministério Público, sendo recebidos pelos promotores Paula Moor e Helder Estivalet; o Fórum, onde conversaram com a juíza Marta Martins Moreira, atual diretora, e na sede da Acisa/CDL, mantiveram contato com a presidente da CDL Viviane Obadowski, vice-presidente da Acisa Mauro Tschiedel e com a chefe do RH da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Vera Medeiros.

Em todos os contatos, foi unânime entre as lideranças comunitárias e os candidatos, a preocupação com a realidade e com o futuro da educação no Brasil, tendo em vista a redução de financiamentos para o setor, a crescente evasão desde o Ensino Médio, a mercantilização da educação, facilitada por novas legislações. Somando-se a estes fatores, a realidade econômica do Noroeste Gaúcho apresenta-se como enorme desafio, no sentido de gerar empreendimentos e evitar a evasão de bons profissionais, avaliaram os candidatos.

Ainda na manhã de sexta-feira, os candidatos participaram de programas de rádio. E no turno da tarde, reuniram professores e técnicos administrativos e de apoio no auditório do TecnoURI, para apresentação formal dos candidatos.

CURRÍCULO CANDIDATOS -REITORIA URI

Arnaldo Nogaro – Reitor

Doutor em Educação pela UFRGS, Mestre em Antropologia Filosófica pela PUC/RS  e graduado em Filosofia pela FIC. Atual Pró-Reitor de Ensino da URI e professor titular de cursos de graduação e pós-graduação da URI, é membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim), Cataventos (Unicruz – Cruz Alta); avaliador Institucional e de Cursos do INEP, e líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior  e autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017).

Neusa Maria John Scheid – Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí, graduada em Ciências e Biologia pela Unijuí . Realizou estágio pós doutoral em Lisboa, Portugal. Atualmente é pesquisadora e professora tempo integral na URI Santo Ângelo, onde atua como docente na graduação e coordenadora do PPG em Ensino Científico e Tecnológico.

Edite Maria Sudbrack – Pró-reitora de Ensino

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, graduada em Pedagogia pela UFSM, pós-doutorado pela UFRGS. É docente de graduação e pós-graduação na URI Frederico Westphalen. Coordenadora local do Dinter/Unisinos/URI, integra o Conselho editorial de publicações na área de Educação e grupos de pesquisa da Universidade de Campinas (SP).

Nestor De Cesaro – Pró-reitor de Administração

Atual Pró-reitor de Administração da URI, é graduado em Administração pela URI e mestre em Administração pela UFRGS – área de Gestão de Conhecimento, Ciência e Tecnologia. Docente na URI há 30 anos, atua na área de finanças e como orientador de pesquisa e extensão. No Câmpus de Frederico, foi coordenador dos cursos de Administração e Adm-Comércio Exterior e Diretor Administrativo.