Semana do Meio Ambiente abre com lançamento de programa inovador

Semana do Meio Ambiente abre com lançamento de programa inovador

6 de junho de 2018 0 Por prefeiturasa

O “Upcycling” é a utilização de material em desuso que viraria lixo, sem a necessidade de intervenções químicas e com custo reduzido

Uma ação inovadora marcou a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente: o lançamento do Programa de Reutilização de Banners de Logística Reversa com a distribuição sacolas ecológicas, confeccionadas justamente com material publicitário de lona de vinil, sem uso, o chamado Upcycling, uma nova forma de reuso de um material que se tornaria lixo, aproveitando suas propriedades originais, sem a necessidade de intervenções químicas, representando uma alternativa de baixo custo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, e o vice-prefeito Bruno Hesse, abriram a distribuição das sacolas ecológicas na manhã desta terça-feira, 05, no Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, contemplando os produtores familiares e clientes da feira. Na ocasião, Medeiros anunciou que a campanha de confecção e distribuição de sacolas será mantida de forma permanente pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) com o apoio da Central do Bem, outro projeto inovador do Governo Municipal que será inaugurado no próximo dia 11.

O projeto permanente será mantido com recursos do Programa de Educação Ambiental do Fundo de Gestão Compartilhada em Saneamento. Para tanto, Medeiros está solicitando a doação de banners em desuso junto às empresas e órgãos públicos de Santo Ângelo. “Quem tiver material de lona de vinil para doação, pode comunicar a SEMMA”, informou. O secretário explica que nesta primeira etapa, foram confeccionadas 500 sacolas que serão distribuídas no comércio e durante as atividades de Semana do Meio Ambiente.

Também participaram do ato simbólico do lançamento do programa, o diretor da SEMMA Antônio Cardoso, o coordenador da Secretaria Municipal da Agricultura Diomar Formenton, a presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo, Ana Paula de Moura e o produtor Reinaldo Machado.

Fotos: Fernando Gomes