Santo Ângelo deverá disponibilizar app para Zona Azul

Santo Ângelo deverá disponibilizar app para Zona Azul

18 de maio de 2018 0 Por prefeiturasa

Os motoristas que utilizam o estacionamento rotativo – a chamada Zona Azul – em Santo Ângelo terão mais uma opção de pagamento, em breve, além dos 27 parquímetros instalados na região central da cidade ou os cartões recarregáveis disponibilizados pela Rek Parking. O aplicativo para celular que pode ser baixado gratuitamente e tem como objetivo facilitar a vida dos motoristas na hora de comprar o bilhete do estacionamento.

O anúncio foi feito pelo gerente regional Vinicius Macedo e diretores da Rek Parking, – empresa que administra o estacionamento rotativo em Santo Ângelo – após reunião com o prefeito Jacques Barbosa, o secretário de Administração Hélio Costa e com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gerson Rodrigues, ocasião em que o Executivo cobrou a modernização dos serviços prestados pela administradora e a manutenção do valor das tarifas.

O diretor de Trânsito explica que as regras para comprar o bilhete eletrônico do estacionamento rotativo são as mesmas, ou seja, os valores, o tempo de uso e a área de cobertura da Zona Azul são iguais ao do bilhete emitido no parquímetro. “A proposta é oferecer mais uma opção que facilite o uso do estacionamento rotativo”, afirmou Rodrigues.

Com a implantação do novo sistema prevista para este primeiro semestre, Santo Ângelo passa a ser o 10º município gaúcho a ofertar tecnologia aos usuários do estacionamento rotativo. O prefeito Jacques determinou os ajustes contratuais para o funcionamento do sistema e prevê o seu início para meados de junho.

COMO FUNCIONA

Segundo os representantes da Rek Parking, o funcionamento do sistema é simples. Depois de efetuar o cadastro no aplicativo, o motorista pode comprar créditos de no mínimo R$ 5 e máximo de R$ 300, que serão descontados do saldo, de acordo com a utilização. A compra pelo aplicativo no celular será permitida apenas com cartão de crédito. Já quem comprar créditos pelo site terá a opção de pagar via boleto bancário e com cartões de crédito e débito. Para utilizar os créditos, o motorista ativa o uso do ticket eletrônico no próprio aplicativo. Os monitores poderão consultar se um veículo estacionado está utilizando o aplicativo por meio da placa do veículo, que constará no cadastro do usuário no sistema. O usuário poderá cadastrar quantos veículos quiser em seu CPF.

Ao estacionar em uma vaga da Zona Azul, basta abrir o aplicativo e selecionar o ícone “utilizar zona azul”. Uma tela abrirá solicitando a placa do veículo. O aplicativo disponibiliza, então, as tarifas. O usuário seleciona o tempo desejado e conclui a compra. Quanto o tempo comprado estiver se esgotando, o aplicativo envia um alerta ao usuário.