
“O Ministério Público na Constituição” foi o assunto da palestra de abertura do XVIII SIMPART do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo
17 de maio de 2018Iniciou nesta terça-feira, 15 de Maio, o XVIII Simpósio Participativo do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo. Com o tema “Um diálogo entre as carreiras Jurídicas e as funcionalidades do Direito”, o evento acontece no Auditório Azul da Instituição, e segue até a próxima quinta-feira, 17 de Maio.
O XVIII SIMPART tem como objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Direito uma análise profunda da atribuição de diversos cargos e órgãos existentes do Estado de Direito pátrio em contraponto com outras funções existentes, bem como preparar o aluno a identificar bases de atuação depois de formado.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes o Diretor da CNEC, Demetrius Abrão Bigaran; o coordenador do curso de Direito, professor José Lauri Bueno de Jesus; o Procurador do Município, Leandro de Conti; o Presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Batista Maciel; o Procurador da República, professor Osmar Veronese; o Promotor de Justiça, José Garibaldi; o Defensor Público, Waldemar Menchik Junior; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leda Regina de Moraes; O Conselheiro da CNEC, Luiz Alberto Machado; o coordenador do evento, professor Marcelo Bochi, a presidente do Diretório Acadêmico Francisco Brochado da Rocha, Jaqueline de Almeida; acadêmicos, egressos, professores e profissionais da área.
A palestra de abertura teve como tema “O Ministério Público na Constituição: Contrapontos entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual”, e foi proferida pelo Procurador da República, Osmar Veronese e o Promotor de Justiça, José Garibaldi.
Na sequência, o Defensor Público Waldemar Menchik Júnior, conduziu a palestra com a temática “O papel da Defensoria Pública e a defesa dos necessitados”.
O 18º SIMPART é uma promoção do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo em parceria com o Diretório Acadêmico Francisco Brochado da Rocha – DAFBR. O evento segue até a próxima quinta-feira, 17 de Maio, no Auditório Azul da Instituição.
Confira a programação:
16 de Maio – Quarta-feira:
19h30: PALESTRA “Competências da Justiça Federal e da Justiça Estadual”
PALESTRANTES: Juíza Federal Iracema Longhi
Juiz de Direito, Carlos Adriano da Silva
Coordenador da mesa: Professor Adriano Nedel dos Santos
21h: PALESTRA “Organização Policial no ordenamento Jurídico Brasileiro”
PALESTRANTES: Delegada da Polícia Civil, Luciana Cunha da Silva
Tenente Coronel da Brigada Militar, José Vilmar Robaina da Jornada
Coordenador da mesa: Professor Afonso Stangherlin
17 de Maio – Quinta-feira:
19h30: PALESTRA “A Advocacia Pública e suas ramificações”
PALESTRANTES: Advogado da União da Advocacia-Geral da União, Roberto Picarelli da Silva
Procuradora Federal da Procuradoria Seccional Federal, Flávia Sudati Machado
Procurador da Fazenda Nacional, João Aurino de Melo Filho
Coordenador da mesa: Professor Rômulo da Silva Menezes
21h20: PALESTRA “Peculiaridades das serventias extrajudiciais no Brasil”
PALESTRANTE: 2º Tabelionato de Santo Ângelo, Marcos Antônio Zamberlan
Coordenador da mesa: Professor Marcelo Ataíde Bochi.