“O Ministério Público na Constituição” foi o assunto da palestra de abertura do XVIII SIMPART do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo

“O Ministério Público na Constituição” foi o assunto da palestra de abertura do XVIII SIMPART do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo

17 de maio de 2018 0 Por admin

Iniciou nesta terça-feira, 15 de Maio, o XVIII Simpósio Participativo do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo. Com o tema “Um diálogo entre as carreiras Jurídicas e as funcionalidades do Direito”, o evento acontece no Auditório Azul da Instituição, e segue até a próxima quinta-feira, 17 de Maio.

O XVIII SIMPART tem como objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Direito uma análise profunda da atribuição de diversos cargos e órgãos existentes do Estado de Direito pátrio em contraponto com outras funções existentes, bem como preparar o aluno a identificar bases de atuação depois de formado.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o Diretor da CNEC, Demetrius Abrão Bigaran; o coordenador do curso de Direito, professor José Lauri Bueno de Jesus; o Procurador do Município, Leandro de Conti; o Presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Batista Maciel; o Procurador da República, professor Osmar Veronese; o Promotor de Justiça, José Garibaldi; o Defensor Público, Waldemar Menchik Junior; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leda Regina de Moraes; O Conselheiro da CNEC, Luiz Alberto Machado; o coordenador do evento, professor Marcelo Bochi, a presidente do Diretório Acadêmico Francisco Brochado da Rocha, Jaqueline de Almeida; acadêmicos, egressos, professores e profissionais da área.

A palestra de abertura teve como tema O Ministério Público na Constituição: Contrapontos entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual”, e foi proferida pelo Procurador da República, Osmar Veronese e o Promotor de Justiça, José Garibaldi.

Na sequência, o Defensor Público Waldemar Menchik Júnior, conduziu a palestra com a temática “O papel da Defensoria Pública e a defesa dos necessitados”.

O 18º SIMPART é uma promoção do curso de Direito da CNEC Santo Ângelo em parceria com o Diretório Acadêmico Francisco Brochado da Rocha – DAFBR. O evento segue até a próxima quinta-feira, 17 de Maio, no Auditório Azul da Instituição.

Confira a programação:

16 de Maio – Quarta-feira:

19h30: PALESTRA Competências da Justiça Federal e da Justiça Estadual”

PALESTRANTES: Juíza Federal Iracema Longhi

Juiz de Direito, Carlos Adriano da Silva

Coordenador da mesa: Professor Adriano Nedel dos Santos

21h: PALESTRA Organização Policial no ordenamento Jurídico Brasileiro”

PALESTRANTES: Delegada da Polícia Civil, Luciana Cunha da Silva

Tenente Coronel da Brigada Militar, José Vilmar Robaina da Jornada

Coordenador da mesa: Professor Afonso Stangherlin

17 de Maio – Quinta-feira:

19h30: PALESTRA A Advocacia Pública e suas ramificações”

PALESTRANTES: Advogado da União da Advocacia-Geral da União, Roberto Picarelli da Silva

Procuradora Federal da Procuradoria Seccional Federal, Flávia Sudati Machado

Procurador da Fazenda Nacional, João Aurino de Melo Filho

Coordenador da mesa: Professor Rômulo da Silva Menezes

21h20: PALESTRA Peculiaridades das serventias extrajudiciais no Brasil”

PALESTRANTE: 2º Tabelionato de Santo Ângelo, Marcos Antônio Zamberlan

Coordenador da mesa: Professor Marcelo Ataíde Bochi.