SEMMA executa serviços de limpeza às margens do Rio Itaquarinchim

SEMMA executa serviços de limpeza às margens do Rio Itaquarinchim

15 de maio de 2018 0 Por prefeiturasa

Equipes de Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) abriram a semana dando continuidade ao trabalho iniciado na última quinta-feira no Bairro Ghellar, realizando a limpeza e poda de manutenção às margens do Rio Itaquarinchim na Rua Alfredo Leopoldo Fett e na Avenida Brasil.

O secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, explica que a ação de limpeza tem como finalidade desobstruir parte da pista de rolamento da Rua Alfredo Leopoldo Fett, parcialmente coberta pela vegetação, com a execução de poda de manutenção e a limpeza das margens do Rio Itaquarinchim, local utilizado frequentemente de forma irregular como depósito de resíduos. Medeiros lamentou a situação. Segundo o secretário, a área foi limpa na quinta e na sexta-feira e neste início de semana já havia pneus e outros produtos descartados, depositados clandestinamente às margens do rio.

A execução de poda de árvores no canteiro central da Avenida Brasil, no acesso ao Bairro Ghellar, de acordo com o secretário do Meio Ambiente, vai ampliar a visibilidade da câmera de videomonitoramento instalada no local que, além de aperfeiçoar a questão da segurança para os moradores, passa a servir também como inibidor e/ou como ferramenta para flagrar o descarte irregular de lixo.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Enquanto uma pequena parcela da população utiliza a orla do Rio Itaquarinchim como depósito clandestino de lixo, um bom exemplo de preservação ambiental vem da ação do Grupo Escoteiro Medianeira. Na última semana, acompanhado pelo secretário do Meio Ambiente, os escoteiros realizaram o plantio de 50 mudas de árvores nativas de diferentes espécies em área verde do Bairro Dornelles, próxima a uma nascente de água.

Fotos: Tarso Weber