Danças Circulares ajudam pessoas de todas as idades

Danças Circulares ajudam pessoas de todas as idades

11 de maio de 2018 0 Por prefeiturasa

A Secretaria Municipal de Saúde implantou em Santo Ângelo em 2017, por meio das Práticas Integrativas Complementares do Sistema Único de Saúde – SUS -, as Danças Circulares. A responsável pelo programa no município é a enfermeira Cristiane Forgiarini, e conta com o apoio da técnica em enfermagem Leonice Stroshom na realização das aulas.

O principal objetivo da dança é gerar o sentimento de união em grupo e o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos dançam de mãos dadas, e assim, acabam apoiando e auxiliando a pessoa que está ao seu lado. A dinâmica para aprender a dança é simples, inicia com o ensinamento do passo, após isso, ele é treinado em roda e por último se dança com a música. Aos poucos, a pessoa começa liberar a mente, o coração, corpo e espírito.

“As pessoas que participam das rodas de danças circulares recebem uma nova experiência com as músicas, gestos e ritmos. Ao dançarmos juntos nos aproximamos, estimulamos o respeito, aceitação e honramos as diversidades”, explica a enfermeira Cristiane.

O núcleo do Bairro Ditz possui cerca de quinze participantes e uma delas é Noeli Sponchiado, de 73 anos que participa desde 2017. “É muito bom participar, faz bem para a cabeça e o corpo, depois da dança saio mais leve”, declara.

A dança é indicada para todas as pessoas independente da idade ou da dificuldade de locomoção, pois, existe uma modalidade realizada com cadeiras para aqueles que possuem dificuldade locomotiva. Para participar das danças em Santo Ângelo é preciso ir até algum dos núcleos e realizar sua inscrição na hora, esta é uma atividade gratuita oferecida pela Secretaria de Saúde e pelo SUS.

NÚCLEOS:

Segunda-Feira

Núcleo Comunitário do Bairro Nova – 14h30min às 15h30min (atividade quinzenal)

Núcleo Comunitário do Bairro João Goulart – 14h30min às 15h30min (atividade quinzenal)

Núcleo Comunitário do Bairro Olavo Reis – 16 às 17 horas

Salão Paroquial do Bairro Aliança – 17h30min às 18h30min

Terça-Feira

Ginásio da Escola do Bairro Indubras – 14h30min às 15h30min

Salão Paroquial do Bairro Cristal – 16 às 17 horas

Salão Paroquial do Bairro Dido – 17h30min às 18h30min

Quinta-Feira

Salão Paroquial da Igreja do Bairro Ditz – 14h30min às 15h30min

Salão Paroquial do Bairro Subuski – 16 às 17 horas

Texto: Isabelle Luft

Fotos: Fernando Gomes