Posto de saúde modelo do Bairro São Carlos será inaugurado dia 19

Posto de saúde modelo do Bairro São Carlos será inaugurado dia 19

9 de maio de 2018 0 Por prefeiturasa

O prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal de Saúde Luís Carlos Cavalheiro ajustaram para o próximo dia 19, às 10 horas, a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Carlos, localizada na Rua São José, em prédio perfeitamente adequado para o atendimento na área da saúde pública e de fácil acesso à população daquela região da cidade, que registrou ao longo dos últimos anos um grande aumento populacional em virtude do investimento em vários empreendimentos imobiliários.

Segundo Cavalheiro, o prédio onde funciona atualmente o posto de saúde do bairro está em precárias condições e com estrutura física comprometida, enquanto a proposta do Governo Municipal é de ampliar o quadro de profissionais da saúde, oferecer instalações adequadas e dotadas de equipamentos modernos, para melhor atender e apresentar resolutividade à população. “É um posto de saúde modelo, inovador, com boa estrutura física, cobertura completa de profissionais do Programa Estratégia de Saúde da Família {ESF}, acessibilidade e novos e modernos equipamentos médicos e odontológicos. É o primeiro a receber uma nova estrutura física e de serviços que será estendida gradativamente a todos os postos de saúde”, afirmou.

O secretário argumentou que 70% dos problemas de saúde têm condições de resolução na Unidade Básica, evitando a sobrecarga de procura por atendimento no hospital. “O atendimento primário deve ser feito no posto de saúde, e isto coloca como uma prioridade do Governo Municipal o investimento na modernização das unidades, com equipes de saúde e equipamentos de tecnologia avançada para oferecer uma resposta eficaz a quem procura o sistema público”.

O posto modelo terá atendimento médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente comunitário de saúde, cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal, e farmacêutico. A unidade será a primeira em Santo Ângelo a ter um ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais utilizados na assistência ao paciente, além de área exclusiva de prevenção.

De acordo com o diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, César Ifarraguirre, o posto de saúde está recebendo o novo mobiliário e ultimando os preparativos para a inauguração.

Texto/fotos: Tarso Weber