Município e instituições preparam a Semana “Quebrando o Silêncio”

Município e instituições preparam a Semana “Quebrando o Silêncio”

7 de maio de 2018 0 Por prefeiturasa

O Gabinete do Executivo Municipal sediou na manhã desta segunda-feira, 07, reunião preparatória à Semana “Quebrando o Silêncio”, que será realizada de 22 a 25 de agosto, tendo como tema central este ano, o combate e a prevenção ao suicídio, ao bullyng e à depressão, programação que integra o Calendário Oficial de Eventos de Santo Ângelo.

Durante o encontro proposto pela Câmara de Vereadores, depoimentos dos representantes da segurança pública, da justiça, da educação, do Conselho Tutelar e de outras instituições voltadas à defesa da criança e do adolescente, avaliaram a Semana “Quebrando o Silêncio”, realizada em Santo Ângelo no ano passado, como canal eficaz e incentivador às denúncias de abuso e violência doméstica, inclusive com aumento de registros junto aos órgãos competentes.

Para este ano, a programação está sendo discutida entre o Governo Municipal, Câmara de Vereadores e as instituições apoiadoras, e a ideia é mobilizar as escolas públicas e privadas de Santo Ângelo e buscar uma maior participação dos pais para debater temas de grande relevância social, como a prevenção à violência, ao uso de álcool e drogas, abuso sexual, suicídio, depressão e bullyng, considerados os grandes males da atualidade.

O prefeito Jacques Barbosa destacou a rede que tem se formado em Santo Ângelo na conscientização, proteção e prevenção à violência com foco na infância e juventude, lembrando programas desenvolvidos como o Proerd, o CIPAVE, o “Quebrando o silêncio”, “Papo de Responsa” e a Semana de Prevenção e Conscientização às Drogas. Jacques defendeu a organização de um calendário anual com estes eventos, como forma de fortalecer a rede de proteção. Para o prefeito, um assunto que também deve ter sua discussão ampliada é a atenção aos idosos, sugerindo a criação de ferramentas de apoio.

PROGRAMAÇÃO

Ficou acertado que uma ampla programação será preparada para a Semana “Quebrando o Silêncio” com palestras, apresentação de filmes em curtas metragens e esquetes teatrais abordando os temas propostos para este ano.

A SEMANA

A Semana “Quebrando o Silêncio” é promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde 2002, em oito países da América Latina, envolvendo Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, com o objetivo de combater e prevenir o abuso e a violência doméstica, incentivando a denúncia das vítimas aos órgãos de competência. Em Santo Ângelo, uma lei municipal inseriu a programação no Calendário Oficial de Eventos em 2017 e consta de atividades informativas e de conscientização, na quarta semana de agosto.

PRESENÇAS

Participaram da reunião no Executivo, o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Oliveira, o vereador Adolar Queiroz, o promotor de Justiça Renato Tirapelle, o diretor do Colégio Adventista de Santo Ângelo, David Martins, e representantes da Brigada Militar – Proerd e Patrulha Maria da Penha -, da Polícia Civil – Papo de Responsa -, do Conselho Tutelar, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal Anti-Drogas, do Gabinete da Primeira-Dama e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Fotos: Fernando Gomes