Informativo semanal da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

Informativo semanal da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

2 de maio de 2018 0 Por admin

14ª CRE REÚNE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação reuniu os profissionais de educação física, na terça-feira (24), para tratar assuntos referentes aos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Na oportunidade, a Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet destacou a importância de atividades esportivas e o papel fundamental que os profissionais da educação física exercem. “A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral dos estudantes”, disse. Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha. Os Jergs serão disputados em sete modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

REUNIÃO TRATA DA REDE ELÉTRICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Reunião realizada na terça-feira (24), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Esther Schroeder de Santo Ângelo, envolvendo a Coordenadora da 14ª CROP, Daniela Copetti, a Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet, a Assessora das Obras Escolares da 14ª CRE, Lissandra Schmitt, o Engenheiro Eletrecista da Força Tarefa SPGG – SOP- SEDUC, Gabriel Cima Flores, a equipe diretiva da referida escola e estagiários da Engenharia Elétrica da URI – campus Santo Ângelo. Na oportunidade foi tratado sobre o início de projetos de rede elétrica nas escolas estaduais, conforme termo de cooperação entre o governo do Estado e Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A equipe iniciou nesta data os trabalhos na Escola de Ensino Fundamental Esther Schroeder de Santo Ângelo, que foi contemplada com R$150.000,00, recurso proveniente do Bird.

14ª CRE PROMOVE SEMINÁRIO REGIONAL DE RELIGIOSIDADES AFRO- GAÚCHAS NO RS

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação realizou no dia 26 de abril, durante todo o dia, um Seminário Regional de Religiosidades Afro- Gaúchas no Rio Grande do Sul, no auditório da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Santo Ângelo – RS, envolvendo professores das Ciências Humanas e Ensino Religioso das escolas de abrangência da sua região. A abertura foi realizada pela Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet, que ressaltou a importância da cultura afro na história do Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é incentivar as escolas a promoverem a valorização das raízes africanas ao longo do ano letivo”, disse. O evento contou com um momento cultural a cargo do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi pela da aluna Maria Eduarda Meotti, do 9º ano. Também, com a fala do professor José Daniel Amarante, presidente da Etnia Afro-Negras Raízes, oportunidade em que relatou as principais atividades desenvolvidas. A Assessora Étnico – Racial da SEDUC, Adriana Conceição Santos dos Santos foi a responsável por proferir a palestra “Religiosidades Afro- Gaúchas”, aprofundando questões didático – pedagógicas e o fortalecimento das práticas religiosas e culturais da matriz africana. O evento foi coordenado pela Assessora Elsa Trindade e equipe do pedagógico.

V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Parabenizamos as escolas de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação que realizaram a conferência na escola, registrando-a no site da V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, visando a classificação em etapa estadual e nacional. São elas: EEE Padre Traezel, EEEF Madre Catarina Lépori, EEEM João Przyczynski, EEEF Santo Tomás de Aquino, EEEF São José, ETE Pres. Getúlio Vargas, EMEF José Cassiano, EET Guaramano, EEEM Unírio Carrera Machado, EEEF Dr. Sparta de Souza e Col. Estadual Athayde Pacheco Martins. A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

ENIDA TERESINHA LANGE SALLET

COORDENADORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 14ª CRE