Município pede ao Estado recursos para complementar obra no HSA

Município pede ao Estado recursos para complementar obra no HSA

13 de abril de 2018 0 Por prefeiturasa

Conclusão da nova unidade de internação com 58 leitos pode estar comprometida se o governo estadual não aportar mais valores

A passagem do governador do Estado José Ivo Sartori e do secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer por Santo Ângelo, na manhã desta sexta-feira, 13, foi oportunidade para o prefeito Jacques Barbosa externar sua preocupação com as obras de construção de 58 leitos no Hospital Santo Ângelo (HSA). Conforme o prefeito, os recursos disponibilizados pelo Estado não são suficientes para a conclusão da nova ala hospitalar, situação que tem unido o Executivo, Legislativo e a direção do HSA na articulação política para que a obra seja concluída plenamente, sem novas paralisações.

No deslocamento do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju até a sede do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon), local onde o governador e o secretário participaram da solenidade de entrega de viaturas à Brigada Militar, Jacques explicou a necessidade do aporte de recursos para a ampliação da capacidade de internação e a importância do Hospital Santo Ângelo para a Região das Missões, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (100% SUS).

O governador Sartori garantiu ao prefeito que manterá contato com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Paz, determinando a apresentação de alternativas para que a obra não seja interrompida.

Logo após a cerimônia no 7º RPMon, o prefeito Jacques Barbosa, o provedor do Hospital Santo Ângelo Odorico Bessa Almeida, a vice-provedora Iara Fortes, o diretor Administrativo Marcelo Borges, o deputado estadual Eduardo Loureiro, o secretário municipal de Turismo Vando Ribeiro de Souza, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo Oliveira e o vereador Vinicius Makwitz, entregaram documento oficializando a solicitação para que o Estado destine valores na ordem de R$ 1,6 milhão para a conclusão da nova unidade de internação.

No documento, a provedoria do HSA argumenta que as obras tiveram paralisadas por mais de dois anos e adequações ao projeto inicial são necessárias, como a instalação de elevador, a elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), além da elevação nos preços dos materiais de construção acumulada no período, defasando o valor previsto inicialmente.

SEGURANÇA

Com o secretário de Segurança Pública do Estado, o prefeito tratou de recursos de emendas parlamentares destinadas ao município para investimentos na área, reivindicando a modernização do videomonitoramento, com sistema de identificação de placas de veículos e a ampliação da cobertura para outras áreas da cidade. A aquisição de equipamentos para a Brigada Militar e Polícia Civil também foi tratado entre as autoridades.

O secretário Cezar Schirmer irá receber o prefeito Jacques em audiência na próxima semana, na Capital do Estado, para ampliar o debate sobre as solicitações do município para a área da segurança pública.

SOLENIDADE

O governador José Ivo Sartori esteve em Santo Ângelo para a entrega de duas novas viaturas à Brigada Militar local, duas para Ijuí e Santa Rosa; e um veículo para São Luiz Gonzaga e Panambi.

Fotos: Fernando Gomes