Informativo da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

Informativo da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

4 de abril de 2018 0 Por admin

SEDUC PROMOVE FORMAÇÃO PARA ASSESSORES LIGADOS AOS DIREITOS HUMANOS

Membros de todas as 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da Divisão Porto Alegre (DPA) participaram na segunda-feira (26) de um encontro de formação na Secretaria de Estado da Educação – SEDUC. A ação envolveu assessores ligados aos Direitos Humanos (Educação Indígena e Relações Étnicas) e serviu para a discussão e aprofundamento de conceitos e planejamento de ações e estratégias para a implementação do Plano Estadual das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e o Ensino das Histórias e das Culturas Afro-Brasileiras, Africanas e dos povos Indígenas. O plano foi apresentado na semana passada, porém agora começa a fase de diálogo para se chegar ao melhor caminho da implementação. De acordo com a coordenadora da Divisão da Diversidade e Direitos Humanos da Seduc, Sonia Lopes dos Santos, nos dias 17 e 18 de abril haverá mais uma formação. “Na oportunidade, o enfoque será na agroecologia”, informou. Representando a 14ª CRE participaram as assessoras Elsa Trindade e Rosamari Rossatto.

PNAIC 2017/2018

O 1º Encontro de Formação presencial para os formadores locais do PNAIC 2017/2018 ocorreu nos dias 26 e 27 de março em São Borja, no Polo da UNIPAMPA, para todos os municípios que fizeram a adesão em 2017. A referida formação foi dividida em 3 eixos de estudo: Pré-escola, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e Programa Novo Mais Educação. Ressaltamos aqui a importância da parceria firmada entre Estado e Municípios através deste novo conceito, o de território. Dentro deste conceito, as coordenadoras locais de cada município juntamente com a Coordenadora Regional do PNAIC na 14ª CRE, professora Ines Leal, são responsáveis pelo acompanhamento das formações que serão repassadas aos nossos professores, coordenadores pedagógicos e articuladores do PNME, através das formadoras locais.

INSCRIÇÕES PARA O PROJETO AUTOR PRESENTE 2018

O Autor Presente é um projeto de incentivo à leitura do Instituto Estadual do Livro que há 46 anos promove encontros entre escritores e leitores de todo estado do Rio Grande do Sul. Em 2018, conta mais uma vez com a parceria da Secretaria Estadual de Educação para a realização de 60 encontros em escolas da rede pública. As inscrições das escolas estaduais para o Projeto Autor Presente 2018 iniciaram na quinta-feira (29) e seguem até o dia 23 de abril. Elaborado pelo Instituto Estadual do Livro, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), o projeto, criado em 1972, caracteriza-se por promover a aproximação dos estudantes com os autores das obras, incentivar a leitura, a criatividade e a promoção da cidadania. Ao todo, ocorrerão 60 encontros distribuídos por diversas regiões do Estado. O regulamento e maiores informações podem ser obtidas através do site: http://autorpresente.blogspot.com.br

ESCOLAS PREPARAM ATIVIDADES CRIATIVAS PARA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

As escolas estaduais usaram de muita criatividade para realizar atividades sobre a Páscoa tornando a abordagem da temática muito mais divertida e produtiva. Muitas delas, propondo momentos de reflexão envolvendo toda a comunidade escolar. As escolas vêm tentando melhorar suas relações com as famílias e comunidade, proporcionando que os mesmos participem mais da vida escolar de seus filhos. Segundo a Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet “Quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos”, disse. A 14ª Coordenadoria Regional de Educação parabeniza o empenho das equipes diretivas e professores em prol da educação de qualidade.

ESCOLAS ANIVERSARIANTES – MÊS DE ABRIL

Parabenizamos as escolas aniversariantes do mês de abril: Dia 10 – NEEJA Flávio Gilberto Blay, Dia 17- E.E.E.F. Dr. Otto Flach, Dia 23- E.E.E.F. Santo Tomás de Aquino, Dia 23- E.E.E.F. Herbert de Souza e Dia 29-E.E.E.F. Madre Catarina Lépori. Desejamos uma caminhada de muitas alegrias e sucesso no trabalho desenvolvido.