Feira de Santo Ângelo coloca 12,5 toneladas de peixe à venda

Feira de Santo Ângelo coloca 12,5 toneladas de peixe à venda

28 de março de 2018 0 Por prefeiturasa

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 27, no Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires, a 16ª Feira Municipal do Peixe de Santo Ângelo com boas expectativas de comercialização em relação ao ano passado. Em 2017, segundo informações da Secretaria Municipal da Agricultura, a feira comercializou seis toneladas de peixe de açude e, para este ano, a estimativa é superar estes números, considerando que estão disponíveis para o público consumidor 12,5 toneladas.

A feira permanece aberta até a próxima sexta-feira, 30, atendendo das 8h30min às 22 horas de terça à quinta-feira e, das 8h30min às 12 horas, na sexta-feira. Na cerimônia de abertura, o secretário da Agricultura Gilmar Borges, salientou que os peixes comercializados na feira estão certificados e de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, garantindo ao consumidor um produto de qualidade e com procedência.

O presidente da Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (APROPESA), Alessandro Peppe, informou que das 12.500 quilos disponibilizadas para venda ao consumidor 6,5 toneladas são de peixes processados, quatro para serem fritas com opção de degustação no local e duas toneladas de peixe vivo.

Em sua manifestação, Peppe afirmou que, embora a dificuldade que o produtor enfrenta no campo, a associação investiu para oferecer ainda mais qualidade no produto e na quantidade de peixes para esta edição da feira. “Também devemos reconhecer o incentivo do município e os investimentos realizados na estrutura física do Pavilhão de Hortifrutigranjeiros”, assinalou, destacando as obras de adequação da cozinha e o repasse de um fogão industrial pelo Governo Municipal para que os consumidores tenham a opção de degustar o peixe frito no pavilhão onde acontece a Feira. Nas últimas edições, por impedimentos legais, os expositores precisam fritar o peixe em outro local e levá-lo até a feira para a venda direta ao consumidor.

Ao abrir oficialmente a 16ª Feira Municipal do Peixe, o prefeito Jacques Barbosa reafirmou o compromisso de manter estreitos os laços de parceria e cooperação com todas as instâncias ligadas ao setor primário, reconhecendo a agricultura familiar como importante fonte geradora de emprego e renda para Santo Ângelo. Jacques também anunciou que está articulando recursos para direcionar mais investimentos no Pavilhão de Hortifrutigranjeiros e na agricultura familiar, como garantia de desenvolvimento econômico e social do setor.

Fotos: Fernando Gomes