SEMMA lança programa de preservação de nascentes

SEMMA lança programa de preservação de nascentes

26 de março de 2018 0 Por prefeiturasa

No Dia Mundial da Água e do aniversário de 145 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Santo Ângelo, comemorados em 22 de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e entidades parceiras lançaram oficialmente o Programa Guardiões das Nascentes, em cerimônia realizada na Praça Pinheiro Machado, junto à abertura da Feira Municipal da Agricultura Familiar.

O programa, explicou o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, tem a finalidade de preservar as nascentes em propriedades do interior do município, realizando intervenções como manutenção, preservação e até mesmo a recuperação do manancial quando a situação exigir. “Santo Ângelo é privilegiado pela abundância de mananciais nas propriedades rurais. O Programa Guardiões das Nascentes tem por objetivo proteger e preservar a água, o bem material mais importante do presente e do futuro”, afirmou.

Durante a solenidade, o prefeito Jacques Barbosa, o vice-prefeito Bruno Hesse, o secretário do Meio Ambiente e representantes das entidades parceiras, fizeram a entrega simbólica de certificados de adesão ao programa aos agricultores Renato Barbosa Leal, da Restinga Seca; Edson Luiz Sefrin, de Olhos D’Água – Santa Rita; e Ivo Voltz, do Distrito Buriti.

O Programa Guardiões das Nascentes é coordenado pela SEMMA e desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Fundo de Gestão Compartilhada, Ministério Público, Emater/Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ARFOM.

A SEMMA informa que os critérios para participar do programa é ter nascentes na propriedade rural e o interesse em sua preservação.

Fotos: Fernando Gomes