Agroindústria de frutas é entregue à associação de produtores da Buriti

Agroindústria de frutas é entregue à associação de produtores da Buriti

26 de março de 2018 0 Por prefeiturasa

Finalmente a Associação de Produtores de Frutas da Buriti (APROFRUTA) recebeu a tão esperada agroindústria para o processamento da sua produção, aguardada há quase cinco anos pela comunidade. A obra foi iniciada em 2012, concluída em 2013, mas a falta de investimentos do governo anterior complicou o seu funcionamento. Ações determinantes da atual gestão garantiram que os cerca de R$ 180 mil pagos pela União e mais a contrapartida financeira do município não fossem desperdiçados.

Para garantir o espaço aos produtores de frutas, o Governo Municipal investiu na instalação de energia elétrica e na colocação de telas de proteção nos padrões determinados pela Vigilância Sanitária e órgãos ambientais, enquanto a associação trabalhou na limpeza da área.

A entrega das instalações da agroindústria permite que oito famílias de produtores retomem o projeto de industrialização de frutas e olerícolas produzidas na comunidade e possam agregar renda à sua atividade rural, com a comercialização das geleias e chimias.

O coordenador das Agroindústrias e Associações de Produtores da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton, lembrou que a APROFRUTA está pronta para produzir e surge em condições de comercializar a produção para programas do Governo Federal gerenciados pelo Município, como a merenda escolar (PNAE), o de aquisição de Alimentos (PAA) e ainda de negociar com o 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo (1º B Com).

INAUGURAÇÃO

O ato inaugural da aconteceu na tarde de sexta-feira, 23, em solenidade que reuniu autoridades do município, direção e associados da APROFRUTA e representantes de entidades ligadas ao setor primário de Santo Ângelo. Na solenidade, o presidente da associação Elói Schünke, agradeceu pelas ações do Governo Municipal para viabilizar a agroindústria e enfatizou que o prefeito Jacques Barbosa honrou o compromisso assumido com as famílias produtoras.

“Nosso compromisso de apoio e incentivo ao agronegócio e às agroindústrias estão sendo cumpridos. Enquanto poder público, temos a obrigação de incentivar a geração de emprego e renda, fortalecendo e acreditando nas empresas locais”, declarou o prefeito, lembrando que o Governo Municipal trabalha lado a lado com o produtor familiar, buscando oferecer boas estradas e condições de permanência no meio rural, citando conquistas como a adesão de Santo Ângelo ao Programa Internet para Todos e soma de esforços para a solução de problemas que atingem o interior. “Estradas são importantes para o desenvolvimento rural, mas acesso a informação e às novas tecnologias também são fundamentais para o agricultor”, concluiu Jacques.

Também participaram do ato inaugural, o vice-prefeito Bruno Hesse, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo de Oliveira, os secretários municipais Gilmar Borges, da Agricultura; Francisco da Silva Medeiros, do Meio Ambiente; João Terra, dos Transportes; vereadores Maurício Loureiro e Adolar Queiroz; o coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro; o extensionista da Emater/Ascar, Érico Soares, e membros da comunidade.

Logo após as formalidades, autoridades, associados e a comunidade degustaram algumas das produções da APROFRUTA.

Fotos: Fernando Gomes