CNEC Santo Ângelo comemora os 50 anos da primeira formatura do curso de Direito

CNEC Santo Ângelo comemora os 50 anos da primeira formatura do curso de Direito

20 de março de 2018 0 Por admin

No último sábado, 17 de março, a CNEC Santo Ângelo realizou uma Celebração Ecumênica para comemorar os 50 anos da Primeira Formatura em Direito da antiga Fadisa, que aconteceu em 22 de março de 1968.

A comemoração em torno dos 50 anos de formados aconteceu no Auditório Vermelho da CNEC Santo Ângelo, e contou com a presença de 15 alunos da primeira turma, juntamente com o professor Pedro Osório do Nascimento, o qual assinou a ata de Fundação da então Fadisa, e é professor desde a fundação, há 57 anos.

Os egressos que estiveram presentes são: Aladia Teixeira Ortiz, Alecrides Santana de Moraes, Allan Edison Fonseca, Constantino Martins Picarelli, Danilo José Schneider, Flávio José Calliari, Flávio Nereo Friedrich, Heloísa Medeiros de Farias Theisen, Lourdes Teixeira Gabazzi, Luiz Valdir Andres, Maria Zumira Machado dos Santos, Milton Schneider, Nadir Machado Neves Muniz, Pedro Primo Paulo Barilli e Valter João Martins.

Estiveram presentes ainda, o diretor da Instituição, Gilberto Kerber; o coordenador do curso de Direito, professor José Lauri Bueno de Jesus; o egresso da 7ª turma do curso de Direito e Secretário Municipal de Indústria e Comércio, o senhor João Baptista Santos Silva, que no ato, esteve representando o Prefeito Municipal, Jacques Barbosa; e o senhor Robspierre Pereira Beltrão, filho do diretor Dario Beltrão, o qual foi funcionário da Faculdade por 43 anos, sendo Secretário Acadêmico que esteve a frente de incontáveis formaturas da Instituição ao longo de sua história.

Muito emocionados, os alunos da primeira turma foram chamados nominalmente ao Auditório, como no dia da formatura em 22 de março de 1968.

O diretor a Instituição, Gilberto Kerber, em seu pronunciamento, falou da coragem e ousadia que esta turma teve, há mais de 50 anos, ao criar o primeiro curso universitário em Santo Ângelo. “Hoje vocês realizam mais uma formatura neste importante ato solene. Santo Ângelo e região serão eternamente gratos pelo importante movimento que vocês lideraram na década de 60. Vocês fizeram parte desta linda história”.

Para falar em nome da turma, foi convidada a egressa Nadir Muniz para se pronunciar. “Há exatos 50 anos estávamos nos formando, dando um importante passo em nossa vida. Passados todos esses anos, ainda conseguimos manter contato com os colegas e procuramos nos reunir sempre que possível. Nossa vida é feita de momentos e hoje estamos muito felizes em nos reunir novamente. Éramos jovens, cheios de esperança e otimismo, e aquele período que passamos na faculdade certamente foram os melhores anos de nossas vidas. Temos orgulho de dizer que fizemos parte da história desta Instituição. Queridos colegas, não percam o ânimo, esses momentos são insubstituíveis”.

O Secretário da Indústria e Comércio de Santo Ângelo, João Baptista, que na ocasião esteve representando o Prefeito Municipal, Jaques Barbosa, também homenageou o grupo. “Também sou egresso desta casa e tenho certeza que Santo Ângelo nunca esquecerá as contribuições que vocês deram à cidade. Vocês fizeram história.”

Na sequência, o Padre Léo Konzen, da Paróquia da Catedral, conduziu uma celebração ecumênica, com leitura bíblica, interpretação de canções e uma benção especial à turma.

Após a solenidade, a primeira turma de formandos em Direito, juntamente com seus familiares e direção da Instituição, se reuniram para um almoço festivo no Clube Gaúcho.

51 FORMATURAS EM 57 ANOS DE HISTÓRIA

Ao longo desses 57 anos de história foram realizadas 51 formaturas no curso de Direito. A primeira turma de bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais da Fadisa colou grau em 22 de março de 1968, dia do aniversário de Santo Ângelo, em sessão solene no Auditório do Colégio Tereza Verzeri, numa noite de gala para a Instituição, em especial para os formandos, familiares e para a comunidade Santo-angelense, que via consolidar-se aquela conquista.

A solenidade parou a região. Os jornais da época deram ampla cobertura com manchetes que chamavam a atenção para o “inédito e extraordinário acontecimento”.

Em cinco décadas, 5.603 bacharéis receberam o diploma, e tornaram-se eminentes advogados, juristas, juízes, promotores, desembargadores, enfim, operadores do Direito. Centenas ocupam funções de relevo no cenário jurídico, administrativo e político gaúcho e brasileiro.

Passados 57 anos desde a data de 22 de março de 1968, com muita alegria, a antiga FADISA, depois IESA e hoje FACULDADE CNEC SANTO ÂNGELO, comemora o aniversário de 50 anos da primeira turma de formandos de Direito.

CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO EM 57 ANOS

Ao longo dos 57 anos a Fadisa se solidificou e fez história. E cresceu junto com Santo Ângelo.

Sua ampliação teve início em março de 1998 com a autorização do funcionamento do curso de Ciências Contábeis. Em junho do mesmo ano era autorizado o funcionamento do curso de Administração e então, ainda em 1998, nascia o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA. Em 2002 chegava o curso de Pedagogia, em 2004 o curso de Fisioterapia e, em 2006, o curso de Biomedicina.

Já em 2016, a Instituição deu um importante passo, iniciando mais dois cursos: Odontologia e o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No final de 2017, mais uma vez, a Instituição muda sua nomenclatura e passa a se chamar FACULDADE CNEC SANTO ÂNGELO. Em fevereiro desse ano, iniciam as aulas do último curso implantando na CNEC: Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Hoje, a FACULDADE CNEC SANTO ÂNGELO conta com cerca de 1.500 alunos matriculados nos nove cursos de graduação e nos programas de especialização.