Deputado Loureiro ouviu demandas do Comitê da Bacia do Rio Ijuí

Deputado Loureiro ouviu demandas do Comitê da Bacia do Rio Ijuí

16 de março de 2018 0 Por admin

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rui Ijuí, sediado na URI Santo Ângelo, recebeu na manhã de segunda-feira, 12, a visita do deputado estadual Eduardo Loureiro.

O parlamentar reuniu-se com o presidente do Comitê, Luis Augusto Pérsigo, a vice-presidente do Comitê e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da URI, professora Maria Lorete Thomas Flores e a secretária executiva do Comitê, Raquel Reisdorfer do Nascimento.

Na oportunidade, o parlamentar ouviu as demandas referentes à Bacia Hidrográfica.

Segundo Pérsigo, o Sistema Estadual de Recursos Hídricos é estabelecido por lei e neste sistema de gestão, o Estado e os Comitês de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica atuam de forma compartilhada. O Plano de Bacia, um dos instrumentos previstos na legislação, é elaborado em três fases, com objetivos que focam no futuro das águas e no desenvolvimento da região.

No caso da Bacia do Rio Ijuí, as duas primeiras fases já foram concluídas. A Fase A prevê o estudo de diagnóstico (levantamento da situação atual da qualidade, quantidade e uso das águas na Bacia), e a fase B prevê o Enquadramento (discussão e definição da qualidade da água que a sociedade da Bacia pretende para o futuro).

Na reunião, foi solicitado apoio ao deputado Loureiro, para a implementação da fase C, que prevê o Plano de Ações (definição das ações para harmonizar os usos pretendidos com a qualidade das águas) e está pendente. Luis Pérsigo observa que se houver muita demora para implementar esta etapa, corre-se o risco de perder os dados já levantados, pois existe a possibilidade de alteração da realidade.

Integrante da bancada dos Municípios na Assembléia Legislativa, o deputado Loureiro colocou-se à disposição, comprometendo-se em interferir para que a fase C do plano de Bacia seja concretizado o mais breve possível.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Ijuí abrange 36 municípios da Região Noroeste.

CADASTRO DE ENTIDADES

Desde o dia 15 de março e até 15 de abril, está aberto o prazo de inscrição para cadastramento de entidades que tenham atuação na Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, para a gestão 2018/2020. A inscrição pode ser feita na Secretaria Executiva do Comitê, prédio 20 da URI Santo Ângelo, e-mail [email protected], fone (55) 33123-7900, com Raquel, ou na Secretaria Executiva do Conselho de Recursos Hídricos, em Porto Alegre, e-mail [email protected], com Carmem, Gabriel ou Kely.

A entidade interessada deve inscrever-se no Grupo de Representantes dos Usuários da Água ou no Grupo dos Representantes da População, podendo optar pela inscrição em mais de uma categoria, desde que comprove sua atuação nas mesmas.

(FOTO: a partir da esquerda- deputado Loureiro, Pérsigo, Lorete e Raquel)