Santo Ângelo registra 67 casos monitorados de COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou no final da manhã desta quarta-feira (25), que são 67 casos monitorados como suspeitos de Coronavírus (COVID-19) em Santo Ângelo, onde se incluem pessoas que apresentaram quadros gripais e seguem em monitoramento pela Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate ao COVID-19, conforme exige a determinação do Ministério da Saúde.
Destes 67 monitorados, em oito casos foram realizadas as coletas e aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS). Além disso, quatro foram descartados do período de monitoramento. Apesar das suspeitas, até o momento não há confirmações de contaminados pelo novo Coronavírus na cidade.
Os oito pacientes que realizaram as coletas e aguardam o resultado se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo Coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e/ou viajou para área de transmissão local nos últimos 14 dias.
MONITORAMENTO
A Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate ao COVID-19 de Santo Ângelo informa que os 67 casos apresentados são de pessoas que apresentaram quadros gripais (tosse, cansaço, dor de cabeça, coriza, congestão, dores no corpo, etc.) e todos estão sendo monitorados em casa pelo período de 14 dias, juntamente com todos os familiares suas residências.
Conforme o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Carlos Cavalheiro, e o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iuri Zabolotsky, os 67 casos suspeitos apresentam síndrome gripal e estas pessoas permanecerão em suas residências sendo monitoradas pelo período de 14 dias, juntamente com os seus familiares. “É importante frisar que as pessoas permaneçam em suas residências, saindo somente para as necessidades básicas, e continuem se prevenindo com todos os cuidados de higienização, pois se trata de uma doença altamente contagiosa e que ainda não possui vacina para a cura”, alertou Cavalheiro.
PLANTÃO 24 HORAS – COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde em Santo Ângelo está com novo telefone em seu atendimento: (55) 3313-9350. A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço de informações e atendimento PLANTÃO – COVID 19, durante 24 horas, que atende a comunidade santo-angelense pelo telefone e Whatsapp, nos seguintes números: 99714-4220 ou 99709-9904.

Texto: Rodrigo Bergsleithner
Foto: Fernando Gomes

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo