Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar será realizada em março

Nos dias 21 e 22 de março, sábado e domingo, estará sendo realizada junto ao Pavilhão da Avenida Venâncio Aires mais uma edição da Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar. O evento integrará as comemorações dos 147 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo.
Alguns detalhes foram acertados em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 14, no gabinete do prefeito Jacques Barbosa. Estiveram presentes o coordenador do setor de Agroindústrias e das Associações de Produtores da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), Diomar Formenton; Márcia Brutte, presidente da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA); técnica agrícola da SEMAGRI, Andressa Teloecken, responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a estagiária Janaína Rontani.
Estarão sendo comercializados produtos coloniais e agroindustrializados, com opções gastronômicas do Café Colonial Missioneiro, entre outras atrações. Formenton comenta que o evento valoriza ainda mais a agricultura familiar no município, na produção e comercialização dos produtos coloniais em benefício da comunidade.
Ficou acertado que no domingo, 22, dia do aniversário do município, será realizada uma edição especial do Café Colonial Missioneiro. Esse é um evento já consolidado. Segundo Márcia, na edição do dia 8 deste mês, foram vendidos mais de 70 cartões.
AVANÇOS
O prefeito Jacques Barbosa destacou o avanço do setor. “A política de valorização da agricultura familiar e das agroindústrias implantada em nosso governo tem proporcionado excelentes resultados, garantindo mais renda para os empresários rurais familiares”.
Segundo o prefeito, o setor seguirá avançando, já que novos projetos estão em andamento. Jacques citou duas iniciativas que vem sendo trabalhada. A primeira é a ampliação do Pavilhão da Avenida Venâncio Aires, para a qual já está destinada emenda de R$ 300 mil do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT). “A ideia é dotar o local de um espaço fechado, com cozinha, para que promoções como o Café Missioneiro possam proporcionar maior comodidade aos promotores e aos visitantes”, disse o prefeito.
O segundo projeto é do abatedouro de peixes, que também conta com emenda parlamentar de R$ 300 mil, do deputado Giovani Cherini (PL). “O incentivo à piscicultura faz parte do nosso projeto e pretendemos proporcionar um impulso importante com a implantação do abatedouro municipal”, acentua Jacques.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes


Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo